O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu, nesta quarta-feira (12), a terceira visita dos consultores do Hospital Sírio-Libanês, responsáveis pela implantação do projeto Lean nas Emergências na unidade hospitalar. A iniciativa do Ministério da Saúde busca aperfeiçoar o fluxo dos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. A proposta em andamento no HM é viabilizada pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com a participação de consultores do Sírio-Libanês.
A programação do dia foi aberta por uma reunião voltada a uma análise detalhada dos indicadores de desempenho. As equipes envolvidas tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e os impactos das mudanças desenvolvidas. Os dados foram apresentados por meio de gráficos e indicadores que evidenciaram o impacto positivo das práticas Lean na rotina hospitalar.
"O objetivo do projeto é otimizar processos, aumentar a eficiência e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. Os resultados apresentados são um reflexo do comprometimento e da dedicação da equipe do Hospital Municipal. Continuar nessa trajetória de melhoria constante é essencial para o sucesso", destacou o diretor do Hospital Municipal de Americana, Ruy Santos.
A apresentação foi seguida de uma sessão de perguntas e respostas, onde todos puderam esclarecer dúvidas e discutir novas oportunidades de melhoria. Os colaboradores também receberam instruções para o uso do huddle e kanban, ferramentas que serão utilizadas para melhorar o fluxo do dia a dia.
A reunião conduzida pelo Dr. Paulo Roberto Cavallaro Azevedo e pela especialista de projeto, Beatriz Almeida, do Hospital Sírio-Libanês, contou com a presença da diretoria e colaboradores do HM, da superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Godoi, e da superintendente adjunta da Fusame, Tatiane Apóstolico, representantes do Núcleo Técnico de Apoio (NTA) da Secretaria Municipal de Saúde.
A visita prossegue nesta quinta-feira (13), com reuniões e aulas de gestão de fluxo, de diagrama de espaguete, acordos e próximos passos da implantação do projeto Lean no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
"Estamos focados e comprometidos com a qualidade e a eficiência, buscando sempre oferecer um serviço de saúde que atenda às necessidades da comunidade. A implementação do Projeto Lean é um passo importante nessa jornada, e a instituição está animada para os próximos desafios e conquistas", ressaltou o diretor técnico do HM, Dr. José Carletti Júnior.
O programa teve início em outubro de 2024 e prosseguirá até agosto deste ano na unidade. "A implementação do Projeto Lean no Hospital Municipal é um avanço significativo para a nossa rede de saúde. Com processos mais eficientes, conseguimos reduzir tempo de espera, otimizar recursos e, principalmente, garantir um atendimento mais ágil e humanizado aos pacientes. O comprometimento da equipe tem sido essencial para esses resultados, e seguimos focados em aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos à população", afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.