A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), realiza a partir desta quinta-feira (27) a campanha "Curta o Carnaval, mas não se acabe na avenida", com ações de conscientização sobre os perigos que a combinação de álcool e direção podem provocar no trânsito, além de dicas para aproveitar as festas com segurança. A iniciativa tem apoio da Guarda Municipal de Americana (GAMA).
O objetivo da campanha é apresentar as opções seguras de transporte e evitar que os foliões dirijam em caso de consumo de bebida alcoólica. Até a próxima quarta-feira (5), dois pontos da cidade terão simulações de acidente de trânsito: o cruzamento da Avenida Antônio Pinto Duarte com a Avenida da Saúde, na região do bairro Campo Limpo, e o cruzamento da Avenida Comendador Thomaz Fortunato com a Avenida Alcindo Dell'Agnese, na região da Praia dos Namorados.
No ponto da Avenida Antônio Pinto Duarte, as equipes da Utransv vão realizar também uma panfletagem para conscientização dos motoristas, nesta sexta-feira (28), das 9h às 11h. As dicas de trânsito serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura.
"A segurança no trânsito deve ser uma prioridade para todos, principalmente em períodos festivos. Nossa campanha busca conscientizar os foliões sobre os riscos da combinação de álcool e direção e reforçar a importância de escolher alternativas seguras na hora de para voltar para casa. Temos sempre que tomar muito cuidado para não colocar a vida de ninguém em risco. Contamos com a colaboração de todos para um Carnaval seguro em nossa cidade", disse o secretário adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo.
O Carnaval em Americana começa neste sábado (1) e domingo (2) com o CarnaPraia 2025, na Orla da Praia dos Namorados. Já na segunda (3) e terça-feira (4), é a vez do Carnaval Tô Pela Rua - Festival de Cultura Popular de Americana, com concentração na Praça Comendador Müller.
Dicas de opções seguras para voltar para casa no Carnaval:
- Motorista da vez: combine antes quem da galera não vai beber
- Carona: chame um amigo ou familiar para dar aquela forcinha
- Transporte por aplicativo ou táxi: segurança sempre em primeiro lugar