O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, estará aberto para o atendimento de doadores na próxima semana, inclusive durante o período de Carnaval. Na terça-feira (4), o funcionamento será das 7h30 às 11h e nos demais dias (segunda, quarta, quinta e sexta-feira), das 7h30 às 13h. A ação visa deixar o estoque abastecido e atender à demanda local. Todos os tipos sanguíneos são necessários, com maior urgência para O+, O-, A+ e A-.
Estoque baixo: a importância de doar
O Banco de Sangue enfrenta um momento crítico com os estoques em níveis baixos, o que pode comprometer o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões, como aqueles em tratamentos, cirurgias ou vítimas de acidentes. A situação se torna ainda mais preocupante durante períodos festivos, como o Carnaval, quando a demanda pode aumentar devido ao aumento de emergências médicas.
"É essencial que os cidadãos se mobilizem para manter os estoques abastecidos, ajudando a garantir que o atendimento a pacientes não seja interrompido. Quem deseja ajudar pode se dirigir ao Banco de Sangue, já que a solidariedade e a participação da comunidade são fundamentais para manter a vida em momentos de necessidade", ressalta a Dra. Fernanda Andrade Loureiro Orsi, responsável pelo Banco de Sangue do HM.
Quem pode doar?
Para doar sangue, é preciso atender aos seguintes critérios:
Onde doar?
A entrada do Banco de Sangue é pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Doe sangue, salve vidas!
A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas. Nesse Carnaval, aproveite um momento para fazer a diferença e ajudar quem mais precisa.