Em uma operação da PolĂcia Militar na noite de ontem(16), um homem foi preso em flagrante e outro indiciado por porte ilegal de arma de fogo, comĂ©rcio ilegal de armas, trĂĄfico de drogas e desobediĂȘncia, após um patrulhamento de rotina no bairro da Rua Bahia. A ação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições e equipamentos para a fabricação de armamentos.
A operação teve inĂcio por volta das 19h35, quando uma equipe do 19Âș BPM/I realizava patrulhamento nas imediações da Rua Linn Ferguson, após um furto na região. Durante o trajeto, os policiais avistaram um indivĂduo em atitude suspeita na Rua Bahia. Ao tentarem abordĂĄ-lo, o suspeito fugiu, pulando muros de diversas residĂȘncias atĂ© adentrar uma casa. A equipe, então, o seguiu e, dentro da residĂȘncia, encontrou o suspeito armado com uma espingarda que estava próxima a um armĂĄrio na cozinha.
Na ação, um dos policiais conseguiu imobilizar e algemar o indivĂduo, identificado como J. M. A. F., de 43 anos, antes que pudesse fazer uso da arma. Durante a detenção, foi encontrada uma segunda arma próxima à primeira. Ao refazer o trajeto do suspeito, a equipe localizou uma pequena bolsa contendo aproximadamente 1g de crack e uma quantia em dinheiro.
Com o apoio de outras viaturas, a equipe retornou à residĂȘncia para averiguar a procedĂȘncia do armamento. Foi constatado que a primeira espingarda possuĂa a numeração suprimida e caracterĂsticas de fabricação caseira. Na busca, os policiais encontraram ainda um saco contendo diversas outras armas e, nos fundos da residĂȘncia, maquinĂĄrios utilizados para a fabricação e manutenção de armas, alĂ©m de materiais para recarga de cartuchos.
No momento da abordagem, a Ășnica pessoa presente na casa era uma senhora de 73 anos, identificada como M. A. S., que informou ser esposa do homem responsĂĄvel pelos materiais apreendidos. Ela relatou que o marido, possivelmente o armeiro, não estava em casa no momento da abordagem. Pouco depois, a senhora passou mal e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, sendo levada ao pronto-socorro Edson Mano acompanhada de sua filha.
O caso foi imediatamente comunicado ao delegado de plantão, que acionou a perĂcia para o local. Após a liberação da residĂȘncia, todos os materiais apreendidos foram encaminhados ao delegado, incluindo 11 revólveres, uma pistola, 7 espingardas, 131 munições intactas, 292 munições deflagradas, alĂ©m de chumbo, pólvora e espoletas. O armamento e os implementos para a fabricação de armas foram devidamente apresentados à autoridade policial.
A investigação ainda segue, e os suspeitos serão responsabilizados de acordo com a gravidade dos crimes. O homem que tentou fugir da abordagem foi indiciado por trĂĄfico de drogas e desobediĂȘncia, permanecendo à disposição da Justiça. Todos os materiais foram apreendidos e apresentados à autoridade competente, enquanto os equipamentos de maior porte, como torno e furadeira de bancada, ficaram sob a responsabilidade do genro do possĂvel armeiro, na condição de fiel depositĂĄrio.
A ação demonstra a constante atuação da PolĂcia Militar para combater crimes de porte ilegal de armas, trĂĄfico de drogas e outros ilĂcitos na região. O caso segue sob investigação.