febratex
fam

Lula confirma COP em Belém e diz que não vai maquiar a cidade: 'Nós temos pobres, mas temos orgulho'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou, nesta quinta-feira (13), que pretende realizar a COP 30 em Belém (PA), apesar das críticas à lentidão das obras de infraestrutura na capital paraense.

Por Igor Guadagnini em 13/02/2025 às 19:29:05

Foto: G1 - Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou, nesta quinta-feira (13), que pretende realizar a COP 30 em Belém (PA), apesar das críticas à lentidão das obras de infraestrutura na capital paraense.

Durante visita à cidade, o petista defendeu que não pretende "enfeitar" o município, porque o mundo precisa conhecer a realidade da região Amazônica.

"Nós vamos fazer a COP aqui. Não tem problema que Belém seja do jeito que for, que o povo seja do jeito que for. É aqui. Eles têm que saber quanto dói uma picada de carapanã [...] Nós temos pobres, mas temos orgulho. E eles vão ver como é que a gente vive. Eu não vou enfeitar, eu não vou tirar pobre da rua, eu não vou fazer o que não é possível fazer. Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é", descreveu o petista.

O petista chegou a citar que cogitou realizar o evento em cidades maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mas reiterou a importância de Belém para o tema da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas.

Na sexta-feira (14), pela manhã, Lula visitará as obras da COP 30 que estão sendo financiadas com recursos federais. Em seguida, ele deve anunciar um investimento de R$ 250 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos relacionados à COP.

'COP da Amazônia'

A COP 30 terá grandes desafios. A Conferência do Azerbaijão não resolveu totalmente a questão do financiamento climático. E o governo brasileiro tem visto com preocupação a carga de demandas que a cúpula terá de resolver.

Segundo especialistas, o Brasil terá a responsabilidade de retomar o debate e avançar em acordos para a preservação ambiental e climática.

Para o Itamaraty, a COP 30 poderá deixar como "grande legado" a renovação de compromissos com a redução das emissões de gases poluentes e o término de debates que o Azerbaijão não concluiu.

Fonte: POLÍTICA

Comunicar erro
CAMARA

ComentĂĄrios

PREF