A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a projetos inovadores de comunicação na área de combate à desinformação que foram produzidos e publicados entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024.
Os projetos foram analisados por comissões com representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada. Foram 103 trabalhos inscritos; 76 atenderam aos critérios do edital e passaram para a fase de avaliação.
Para o presidente da EBC, Jean Lima, o prêmio reflete o compromisso com a promoção de uma comunicação transparente, ética e baseada em fatos. "A democracia precisa ser fortalecida diariamente com ações de combate à desinformação. Ao premiar esses projetos, esperamos inspirar ainda mais iniciativas que promovam um ambiente saudável e democrático, sem fake news", declarou.
O vencedor de cada categoria receberá um reconhecimento financeiro de R$ 10 mil.
Categoria Televisão/Audiovisual
O Prêmio EBC de Combate à Desinformação faz parte do Prêmio EBC de Comunicação Pública – eixo jornalismo. No eixo audiovisual, a EBC entregou neste ano o Prêmio TV Brasil de Exibição em dois tradicionais festivais brasileiros: o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e o Festival de Cinema de Gramado. Já o terceiro eixo valoriza as produções musicais, com o Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio Rádio MEC, que terão seus vencedores anunciados por meio de uma transmissão ao vivo diretamente dos estúdios da EBC, em dezembro.
Fonte: Agência Brasil