A Guarda Municipal de Americana (GAMA) foi acionada na manhã desta terça-feira para atender um grave incidente de descumprimento de medida protetiva e ameaça de morte contra um idoso. De acordo com o boletim de ocorrência da Guarda Municipal, o indivíduo R.P.A.F., de 35 anos, teria invadido a casa de seu pai, O.A.P., de 66 anos, após violar uma ordem judicial de proteção emitida em seu desfavor.
O idoso, que possui a medida protetiva contra o próprio filho, relatou que R.P.A.F. entrou em sua residência portando um pedaço de madeira, exigindo dinheiro. Ao receber uma resposta negativa, o suspeito se exaltou e avançou contra o pai. A tentativa de agressão foi frustrada pela reação do cachorro da vítima, que impediu o ataque. Após essa primeira tentativa, o agressor deixou o local, mas retornou minutos depois, reiterando as ameaças.
A GAMA foi acionada imediatamente e, ao chegar ao local com a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), composta pelo Inspetor Azanha, GM Cesar e GM Machado, além do apoio da VTR 217 com os GCMs Padilha e Gimenes, R.P.A.F. tentou fugir ao ver as viaturas, mas foi rapidamente abordado. Durante a revista, os agentes encontraram uma faca no bolso frontal de sua bermuda.
O incidente é mais um caso que ressalta a importância da atuação rápida da Guarda Municipal de Americana e o trabalho do ROMU CANIL , que garantiu a segurança da vítima e manteve o suspeito em custódia, evitando que uma possível tragédia ocorresse.